Chegada em Calama e transfer para o hotel em San Pedro de Atacama.
Restante do dia livre.
Sugestões: Visita ao Museu Arqueológico do Padre Le Paige de San Pedro de Atacama que conta com uma importante coleção antropológica da Cultura Atacamenha. Visita à praça empedrada, a feira de artesanato e a Igreja Antiga, a maior da região.
Café da manhã e saída para as Lagunas Escondidas (09:30-13:30). Neste tour conheceremos 7 lagoas, sendo possível banhos em duas delas.
Almoço livre em San Pedro.
Na parte da tarde, tour para do Vale da Lua (16h-20h).
As estranhas formações rochosas e as dunas do Vale da Lua e da Cordilheira do Sal serão as melhores fotografias. E de noite, são lugares ótimos para contemplar as estrelas. O Vale da Lua está a menos de 2 km de San Pedro de Atacama, e é possível chegar de bicicleta.
Visitaremos a Cordilheira do Sal, o barranco de Ckari, Las Tres Marías, raras esculturas de sal, e a duna maior no Vale da Lua, lindo lugar para ver o pôr do sol.
Retorno para o hotel no final da tarde.
Café da manhã e tour para os Gêiseres de Tatio (05h-12:30h) e Termas Puritama. Começamos nosso tour bem cedo, com destino aos Gêiseres. Lá é possível fazer caminhadas e tomar banho nas águas
termais.
Depois do almoço, vamos para a Las Termas de Puritama (13:30h-18h), que estão localizadas a 30 km de San Pedro de Atacama. Ideal para relaxar e curtir a natureza.
Retorno para o hotel no fim da tarde.
Café da manhã no hotel.
Hoje faremos um tour pela região das Lagunas Altiplánicas (07h-17:30h): Salar de Atacama, Laguna Chaxa (onde tem um povoado de flamencos), Povoado Socaire, Laguna Miscanti, Laguna Meñiques.
Vamos começar nossa viagem pela pequena e pitoresca aldeia chamada Toconao. Nesta aldeia, vamos ver seus artesanatos típicos, feitos de pedras vulcânicas, madeira cactus e lã de lhama (um animal muito comum da zona).
Teremos a oportunidade de ver que a maioria das casas foram construídas em pedras vulcânicas Liparita, incluindo a sua antiga e bela igreja, que foi construída na época da colonização espanhola em 1750. Vamos continuar a nossa viagem para a parte interior do depósito de sal do Atacama até chegar à lagoa Chaxa. A lagoa é famosas pelos flamingos. Continuamos a viagem até chegar a 4.200m acima do nível do mar. Aqui nós vamos apreciar como as majestosas Miscanti e Meñiques lagoas aparecem no topo da cordilheira cercada por vulcões e montanhas. Você verá uma variedade de animais, como as vicunhas, raposas, emas, vizcachas, flamingos e patos. Depois de descansar por um tempo e admirar estas maravilhas naturais, voltamos para Socaire (uma pequena vila), onde é possível observar o legado dos Incas na agricultura. O ponto mais distante do nosso passeio será o Mirador Piedras Rojas. Finalmente, vamos descer a cordilheira até chegar a San Pedro.
Café da manhã no hotel. Saída às 08:00 com destino ao Vale do Arco-íris (07h-14h), localizado a 90 km de San Pedro de Atacama. O Vale do Arco-íris possui uma infinita gama de cores, podemos caminhar por pedras violetas, vermelhas, verdes, uma verdadeira explosão de cores.
Em Yerba Buena conheceremos a arte rupestre, se acredita que estes desenhos feitos em pedras serviam para demarcar o caminho dos viajantes que por aí passavam.
Retorno para San Pedro. Almoço livre.
Às 15:00, partimos em direção a Laguna Cejar. A primeira parada é a Lagoa Cejar (16-21h), a sua água possui uma grande concentração de sal o que não te permite afundar, em seguida os Olhos do Salar, que são dois grandes poços no meio do deserto, e curiosamente com água doce, e o incrível pôr do sol será na lagoa Tebinquiche, nossa terceira parada.
Retorno para San Pedro.
Tour de dia inteiro para o Salar de Tara. Saída do hotel às 08:00.
O Salar de Tara está localizado na Cordilheira dos Andes e sobre uma gigante caldeira que divide Chile, Bolivia e Argentina e se formou depois da erupção do Vulcão Vilama. Essa mesma erupção deu origem a fauna e flora que só existem nesse salar, além de formações rochosas de 30 a 40 metros de altura, que pela ação do vento e do gelo, com o passar do tempo formaram silhuetas de monges, são chamados Monges de Pacana.
Além de fazer parte da Reserva Nacional dos Flamingos é o tour mais extremo, onde estará em pleno Deserto, ao mesmo tempo vamos observar uma grande quantidade de flamingos que fazem seus ninhos nesse Salar. Visitaremos Moai de Tara, mirantes pelo caminho, monges da Pacana e Salar de Tara.
Retorno para San Pedro às 1630.
Check-out do hotel pela manhã. É possível deixar os pertences não necessários no depósito do hotel.
Esse dia começará bem cedo, pois sairemos antes do amanhecer, com destino a Bolívia a uma área de intensa atividade vulcânica chamado Gêiseres Sol da Manhã, neste lugar veremos o espetáculo das grandes torres de água e vapor quente que brotam da terra e alcançam uma altura de até 50 metros. O próximo ponto visitado será o deserto de Dali, que leva esse nome devido a semelhança que compartilha com um dos quadros do famoso pintor espanhol. Finalmente e como ponto mais esperado do dia, chegaremos a Laguna Verde que está logo á frente do Vulcão Lincabur, que juntos formam umas das mais belas paisagens de todo o trajeto. Em seguida continuaremos nossa expedição rumo a comunidade de Huayllajara, onde vamos nos hospedar em um refúgio básico de administração familiar. Essa noite a acomodação será feita em quarto compartilhado.
Hostel Previsto: Mallku Villamar
OBS: Itinerário no Uyuni sujeito à alteração em função de condições climáticas.
Este dia nos levantaremos cedo para tomar um café da manhã reforçado no refúgio da comunidade e logo continuaremos com o segundo dia de expedição em nosso Jeep Tour rumo ao Parque Nacional Avaroa, que se encontra escondido na Cordilheira dos Andes.
No caminho observaremos o vulcão Ollague, a Laguna Canapa e diversas lagoas menores, todas habitadas por interessantes aves, como os flamingos. Ao meio dia fazemos uma parada e nosso motorista oferecerá um almoço tipo piknik no meio do Deserto de Siloli, que é considerado um dos mais áridos do mundo e se caracteriza pelas suas formações rochosas, como a Arvore de Pedra, resultantes dos fortes ventos que a região tem. Pela tarde chegaremos na famosa Laguna Colorada, que tem esse nome pela cor avermelhada e brilhante de suas águas que é originada por sedimentos e pigmentação de algas. Pela tarde seguiremos rumo a comunidade andina de San Juan, onde jantaremos e passaremos a noite em um interessante Refúgio de sal administrado pelas
próprias famílias da comunidade. Aqui teremos um quarto privado com banheiro compartilhado (Serviços básicos).
Hostel Previsto: Hostel de Sal Villa Martin.
OBS: Itinerário no Uyuni sujeito à alteração em função de condições climáticas.
Partida às 08:00 horas. Visita geral do Salar de Uyuni (12.000 km²), Ilha de Inca Huasi Island (ou Fish Island) no centro do salar com formação de pedra calcária com restos de corais e conchas. Continuamos até a pequena cidade de Colchani, localizada na borda do Salar de Uyuni. Chegamos na cidade de Uyuni por volta das 15hs.
Em horário combinado, faremos o traslado de Uyuni para VillaMar, onde pernoitaremos.
Hostel Previsto: Mallku Villamar
OBS: Itinerário no Uyuni sujeito à alteração em função de condições climáticas.
Café da manhã cedo e continuação da viagem com destino a San Pedro de Atacama. Chegada na fronteira por volta de 11:00. Lembrando que este é apenas um serviço de transporte, nenhuma parada turística está programada.
Check-in no hotel e restante do dia livre.
A noite, sugerimos o Star Glazing.
OBS: Itinerário no Uyuni sujeito à alteração em função de condições climáticas.
Check-out do hotel em San Pedro e traslado para o aeroporto em Calama. Embarque de volta para o Brasil.