Saída do Brasil com destino a Ushuaia.
Chegada em Ushuaia. Transfer para o Hotel e check-in.
Restante do dia livre. Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, rodeada de montanhas que avistam o Canal de Beagle.
Manhã: Passeio no Parque Nacional Tierra Del Fuego. Saída do Hotel entre 08:30-09:00.
Este parque encontra-se 12 km a oeste da cidade de Ushuaia e é o único parque do país com saída ao mar. Este passeio pelo Parque Nacional oferece diversas vistas panorâmicas do Canal Beagle emoldurado pelas montanhas e bosques.
Almoço livre. Sugerimos almoço próximo ao porto.
Tarde: Navegação pelo Canal de Beagle. Saída do porto turístico entre 15:00-15:30.
Durante o passeio, teremos vistas panorâmicas de Ushuaia. Será possível avistar a diversa fauna marinha como os lobos marinhos e os pássaros na Ilha dos Lobos. Se o vento permitir, poderemos desembarcar em uma das Ilhas Bridges para ver os restos de conchas gigantes e disfrutar das vistas do Chile e Argentina. Seguindo passeio, avistaremos o Faro Les Eclaireurs, conhecido como o Farol do Fim do Mundo.
Entrada Parque (Não inclusa): U$ 23
Partida do hotel pela rota nacional no. 3 aos lagos de Escondido e Fagnano, atravessamos a serra da Serra do Forte através do Passe Garibaldi, acessando o Lago Fagnano através de uma antiga pegada de Hacheros, atravessamos a costa do lago com paradas em pontos panorâmicos.
O almoço é realizado no refúgio, enquanto o asado está sendo preparado, os passageiros podem caminhar ou se divertir nas pistas de deslizamento. Teremos tempo para fazer atividades opcionais (não incluído), tais como: moto de neve, trenó por cães de companhia, esqui cross-country e patinação no gelo, ou simplesmente contemplar o grande vale nevado da pousada acolhedora.
Retorno para Ushuaia no final da tarde.
A opção mais completa para desfrutar da neve fueguina! Partida do hotel em direção ao vale de Tierra Mayor, no refúgio que começa a aventura, colocamos nossas raquetes e começamos a atravessar o grande vale nevado, a travessia termina no campo ronco, onde os trenós nos esperam. A caminhada passa do vale para a floresta e culmina no refúgio do hachero, onde teremos tempo para tirar fotografias antes de entrar no 4×4 equipado com
orugas que nos levará ao Centro de Terra Mayor Winter. A próxima atividade é a moto de neve, que acompanhada por um guia nos permite viajar pelo vale que conduz nossa moto até o ponto de vista do vale.
Retornamos ao Refúgio de Nunatak onde almoçaremos na cúpula aquecida e teremos tempo para nos divertirmos com os trenós ou atividades opcionais.
Nota: a ordem das atividades pode ser alterada, dependendo das condições da neve e de acordo com o tamanho do grupo a ser considerado pelo guia.
Check-out do hotel pela manhã. Em horário oportuno se fará o transfer para o aeroporto para embarque com destino a El Calafate.
Chegada em El Calafate e transfer para o Hotel e check-in.
A cidade de El Calafate fica na extremidade patagônica, um lugar deserto e de paisagens belíssimas. Está na fronteira do Lago Argentino e é considerada capital dos glaciares. Sugestão: Caminhada de 1km na Laguna
Nimez para ver o entardecer Patagônico.
Depois do café da manhã, vamos sair para um passeio de dia inteiro para o Parque Nacional dos Glaciares, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981 e um dos lugares mais bonitos da Argentina. Caminharemos aproximadamente 1 hora até chegar no Perito Moreno, onde após as explicações do guia, será possível apreciar cada um em seu ritmo. São mais de 5km de passarelas, com mirantes, que permitem ver o Glaciar em todos os ângulos. Depois disso, faremos um passeio de barco para nos aproximarmos ainda mais do Perito! Durante uma hora, será possível contemplar esse gigante da natureza e suas paredes de 70 metros de altura!
Retorno para o hotel no final do dia.
Passeio opcional – Minitrekking no Perito Moreno: adicional USD 155.
Check-out do hotel em El Calafate.
Hoje saímos em ônibus para o Chile, mais especificamente, o Parque Nacional Torres del Paine. Cruzando a estepe de passagem da fronteira norte-sul chegaremos em Cancha Carrera (2,2 horas de viagem), de onde começamos a explorar o belo sul do Chile para entrar no Parque Nacional Torres del Paine (azul na língua tehuelche em referência à cor predominante). Passaporte em mãos!
Alojamento em Refúgio Torre Central.
A primeira etapa do trekking é uma subida de aprox. 1h30, com uma vista deslumbrante dos lagos glaciais suspensos e do Monte Almirante Neto (2.670 msnm).
Uma parada no Refugio El Chileno para recuperar energias e deixar a sua bagagem. A segunda etapa é um trekking de 1h, passando pelo bosque milenar de Lengas até chegar à base da “Morrena”. Finalmente após uma subida de 45 min, chega-se ao “mirante de Base Las Torres” onde você vai apreciar a deslumbrante paisagem composta pela Torre Sur (2.850 msnm.), Torre Central (2.800 msnm), Torre Norte (2.600 msnm), Cerro Nido de Condor
e Glacial Torres. Tempo livre para apreciar o lugar e retorno até Refúgio Torre Central.
Hospedagem no Refúgio El Chileno (caso esteja lotado a hospedagem será no refúgio Torre Central, 2 horas extra caminhada).
Nível de dificuldade: Alto.
Distância: 19Km
Duração: 8-10 horas
Trekking moderado em torno do Maciço Paine, na base do Cerro Almirante Nieto. Após 30mins de caminhada encontramos o “atalho” que leva ao Refugio Los Cuernos. Durante todo o percurso você terá uma espetacular vista do Lago Nordenskjöld e da flora rara onde se destaca o “Ciruelillo” e o “Notro” com sua belas folhas vermelhas que nascem a partir do mês de Dezembro, ao fundo o glaciar suspenso.
Após 4 ou 5 horas de caminhada chegamos ao setor Los Cuernos, um dos refúgios mais aconchegantes do circuito. Aproveite para descansar e renovar as energias.
Nível de dificuldade: Médio.
Distância: 11Km
Duração: 4-5 horas
As primeiras duas horas são suaves e com uma bela vista do Lago Nordenskjöld até chegar no “Acampamento Italiano”. A subida se inicia pelo Vale do Rio do Francês ate chegar ao Mirante do Glaciar Francês (duração de 1h30 aprox.). Após uma breve parada, continuação pela mesma trilha até chegar ao Acampamento Britânico e mais adiante o Mirante do Vale do Francês, neste ponto teremos uma espetacular panorâmica do “Paine Grande”, “Cerro
Hoja”, “Cerro Máscara”, “Cerro Catedral”, “Cerro Aleta de Tubarão”, “Cuerno Norte”, e muito mais.
Voltamos para o “Acampamento Italiano” e continuamos até o Refúgio Paine Grande
Nível de dificuldade: Alto.
Distância: 24.1Km
Duração: 10-12 horas
Voltamos ao acampamento Italiano, para depois continuar 7.6 km até setor Pehoe. De lá continuaremos a caminhada 1h30, até o primeiro mirante de onde se vê a geleira à distância. Percorreremos pela costa oeste do Lago Grey, depois de 1h30 para a principal Varanda com vistas espetaculares sobre o Glaciar Grey, Olguin e icebergs.
Nível de dificuldade: Médio.
Distância: 11 Km
Duração: 3-5 horas
Depois do café da manhã, retorno pelo mesmo caminho até o Setor Pehoé de onde sai o catamarã que atravessa o Lago Pehoé ao setor Pudeto. De lá, pegamos o ônibus de volta a El Calafate.
Chegada em El Calafate e check-in no hotel. Restante do dia livre.
Nível de dificuldade: Médio.
Distância: 11Km
Duração: 3-5 horas
Check-out do hotel em El Calafate ainda pela manhã. Em horário oportuno, será feito o traslado para o aeroporto.
Embarque com destino ao Brasil.