Saída do Brasil com destino a Lima.
Chegada em Lima, transfer para o hotel e check-in.
Restante do dia livre
Café da manhã no hotel. Entre 09:15-09:40 o guia irá buscá-los no hotel para um city tour em Lima. O passeio contempla diversos atrativos da cidade em seus três períodos históricos: Pré-hispânico, Colonial e Contemporâneo. Principais pontos que serão visitados (sujeito à alteração):
– Huaca Pucllana, recinto arqueológico edificado no século IV D.C.
– Parque da Exposição, Plaza Grau, Passeio de Heróis Navais, Plaza San Martín, Plaza de Armas, Palacio de Governo, Catedral, Palácio Municipal. No Centro Histórico visitamos um de seus mais belos edifícios, o Museu do Banco Central de Reserva, onde se apreciam os tesouros do Peru.
– Convento de São Francisco, que constitui a maior mostra da arte religiosa Colonial em América.
– Visita das zonas residenciais mais tradicionais da capital: O Olivar de San Isidro, Parque do Amor e Larco Mar, centro turístico distintivo de Lima atual e ponto privilegiado para apreciar uma espetacular vista do Oceano Pacífico.
Restante do dia livre.
Café da manhã no hotel e check-out ainda pela manhã. Em horário oportuno será feito o traslado para o aeroporto. Embarque com destino a Cuzco.
Recepção no aeroporto em Cuzco. Check-in no hotel. Boas vindas com o tradicional mate de coca, que ajudará na adaptação à altitude de Cuzco (3.360m acima do nível do mar).
Restante do dia livre.
Manhã – City tour: Saída para o Complexo Arqueológico de Saqsayhuaman.
– SAQSAYHUAMAN: Localizado a 2km do centro de Cuzco, é um complexo arquitetônico monumental. Uma de suas características mais marcantes é o uso de imensas pedras (algumas de até 120t), encaixadas com impressionante precisão. Embora seja reconhecido como um lugar ritual para os Incas, que até hoje celebram lá o Inti Raymi (Festa do Sol), ainda não há um consenso a respeito de sua finalidade inicial, se militar ou religiosa (ou ambas). Estima-se que somente 20% do conjunto original sobreviveu à passagem do tempo e às investidas dos espanhóis, que usavam as pedras para construção de casas e igrejas em Cuzco.
– Q’ENQO: Acredita-se que era um centro cerimonial. Possui um anfiteatro com 19 nichos e uma rota labiríntica de acesso a galerias subterrâneas. Aliás, o nome “q’enqo” significa labirinto. No setor superior, há canais e dutos de água rituais, e também mesas de oferenda e outras figuras esculpidas na rocha.
– PUKA PUKARA: Nome que em quéchua significa “Fortaleza Vermelha”. Puka Pukara foi um posto de controle do trânsito de pessoas e mercadorias que chegavam a Cuzco, cuja localização era de grande importância militar. Além da plataforma que garante uma visão panorâmica da região, encontra-se no local torres de observação, locais para armazenamento e até alojamentos.
– TAMBOMACHAY: Também conhecido como “Banhos do Inca”. Situado à 3.700 metros acima do nível do mar, foi provavelmente um santuário de culto à água. É formado por muros de construção refinada, com nichos, janelas e aquedutos, além de uma rede complexa de canais que traziam a água das montanhas até o local.
Retorno para o hotel no meio da tarde. Aproveite o restante do dia para os últimos preparativos para a trilha: organização da mochila, aluguel de equipamentos, compra de lanches e outros.
Café da manhã no hotel e saída para o Valle Sagrado de los Incas, onde visitaremos as ruínas e mercado de Pisac e Ollantaytambo, de onde pegaremos o trem para Águas Calientes.
– MERCADO ARTESANAL DE PISAC: às terças, quintas e domingos, acontece em Pisac uma feira muito concorrida, pela grande oferta de produtos típicos andinos, com destaque para os coloridos têxteis e as cerâmicas decorativas.
– PARQUE ARQUEOLÓGICO DE PISAC: Um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos incas, a cidadela tem sua construção em forma de perdiz (“pisac”, em quéchua). O acabamento refinado das construções e os colossais conjuntos de terraços ou plataformas que circundam as montanhas são as características mais marcantes deste local, juntamente com o imenso cemitério inca cavado nas montanhas.
Almoço em Urubamba (incluso).
OLLANTAYTAMBO: A zona arqueológica de Ollantaytambo é outra obra monumental da arquitetura incaica, com os enormes poliedros que formam muros e portais trapezoidais de templos, -terraços, etc. Há também inumeráveis construções pré-hispânicas magistrais, destacando-se o templo principal.
Na estação de Ollantaytambo embarcaremos para Águas Calientes, um pequeno e simpático povoado que serve como base para todos que vão à Machu Picchu. Check-in no hotel.
Café da manhã no hotel e saída para o Parque Arqueológico de Machu Picchu. Finalmente chegou o grande dia! Após o café da manhã, partiremos para a Cidade Sagrada dos Incas. Para aqueles que quiserem, é possível subir pelas escadarias construídas pelos incas em uma caminhada curta e emocionante. Em Machu Picchu, faremos uma visita de aproximadamente 2 horas com guia especializado e teremos o resto do período (manhã ou tarde) para curtir o parque. Desfrute e capte toda a energia do lugar, tire fotos, explore, enfim, aproveite!
A tarde (ou noite dependendo da disponibilidade), pegaremos o trem de volta para Ollantaytambo, onde pernoitaremos.
Manhã livre para conhecer esse povoado tão peculiar. Ele é o único sitio arqueológico original inca ainda habitado. Em seguida retornaremos para Cuzco.
Restante do dia livre em Cuzco.
Check-out do hotel pela manhã. Em horário oportuno será feito o traslado para o aeroporto. Embarque com destino o Brasil.